26/04/07

escultura cerâmica no parque público da lavandeira - gaia

Nidificando no Farol


Marisa Alves I Carlets I Josep Matés I Joaquim Pombal

Cerâmica e cimento refractários. Cozida a lenha.

(90X 90X 400) cm

Nidificando no Farol, é o resultado da interacção e parceria entre os ceramistas portugueses, Joaquim Pombal e Marisa Alves e os ceramistas catalães, Carlets e Josep Matés, ao longo dos últimos anos. Tendo a cerâmica contemporânea como elemento catalisador, este grupo abraça o desafio Land Art – Lavandeira 2007, com o seu mais recente projecto, adaptando-o ao conceito de land art e especialmente à localização e integração no Parque da Lavandeira - Gaia.

O referido projecto – "Un pont de mar" – integra uma exposição itinerante com início em Portugal, e que se irá dirigir à Catalunha, e do mesmo resultam instalações poéticas e actuais, sendo esta escultura na Lavandeira uma experiência emblemática do grupo. Ao realizar um "farol", os autores querem, pelo seu simbolismo, significar a perfeita aproximação, interacção, conhecimento, geminação e complementaridade das suas culturas.

Durante o processo criativo foi tido em conta o conceito de integração na paisagem sob o ponto de vista humano, assim como a eventual interactividade contínua de fauna e flora. Por estes motivos foi escolhido um local do Parque reservado e com mais vegetação espontânea. Aproveitando também as aberturas iniciais feitas por necessidades técnicas da sua cozedura, foram criadas plataformas no interior da escultura e colocadas pequenas formas orgânicas em barro para facilitar o acesso das aves, tentando assim criar condições para que as cavernículas aí possam nidificar.

"Nidificando no Farol" , construída com a própria "gaia"(do grego – terra), simultaneamente foi performance efémera de fogo, durante a sua cozedura feita com lenha, e é elemento escultórico, que estará tanto mais integrado quanto mais for absorvido pela vegetação envolvente.




+ FOTOS
http://lavandeira-2007.blogspot.com/2007/04/joaquim-pombal-marisa-alves-carlets.html


Sem comentários: