15/12/06

espaço centoecatorze - sede dos dez +


grupo d'artes dez +

A IDEIA surge quando um grupo heterogéneo e autónomo de DEZ criadores de diferentes áreas artísticas se encontram em sintonia e unem esforços para divulgarem o seu trabalho com independência, utilizando todo o tipo de espaços, mesmo os menos convencionais.

Porque a arte pode estar em todo o lado e faz parte de uma consciência global, os DEZ decidem iniciar um movimento aberto ao mundo dos seres e das ideias, intitulam-se os DEZ MAIS, com a vontade e a esperança de no futuro se multiplicarem em MAIS pessoas e MAIS áreas de criação.

Sem limites de conceitos, estatutos, técnicas convencionais ou outras imposições, os DEZ MAIS defendem a individualidade e a autonomia numa perspectiva de interacção enriquecedora do indivíduo com o grupo e deste com a Civilização e a Natureza que tudo envolve.

Os DEZ MAIS surgem em 2005 com a intenção de criar um tema por ano e levá-lo a expor por vários espaços em Portugal e no estrangeiro. A cada novo projecto são convidados novos elementos de diferentes áreas da criatividade a participarem, os quais se poderão tornar de futuro membros do próprio grupo. Paralelamente são estabelecidas parcerias com outros grupos nacionais ou estrangeiros para projectos específicos a desenvolver em conjunto.

Os DEZ MAIS têm por princípio o convite a artistas e criadores de várias áreas do espectáculo para a realização de apresentações de música, dança ou arte circense, entre outras, que acompanham as exposições, um desafio que se revela muito interessante para todos, dada a possibilidade de desenvolver um trabalho em conjunto à volta de um tema e da estrutura definida para um projecto concreto.

Sem comentários: