03/12/07

Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2007


A Câmara Municipal de Aveiro organiza a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro que vai já na sua oitava edição, reunindo 102 obras de 83 artistas oriundos de 15 países – Alemanha, Brasil, Bulgária, Colômbia, Cuba, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hungria, Itália, Portugal, Roménia, Sérvia e Ucrânia.

É de realçar que a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro é o mais importante concurso dedicado à cerâmica artística que se realiza em Portugal, sendo reconhecido internacionalmente como uma importante mostra de novas técnicas e linguagens utilizadas na criação de cerâmica artística.

A VIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro pretende contribuir, de forma efectiva, para o desenvolvimento sociocultural e estimular a experimentação e a criatividade; procura ser um espaço aberto ao diálogo, à divulgação e ao confronto de tendências e de contacto com os conceitos actuais de cerâmica artística; tem ainda como objectivo essencial divulgar os caminhos mais significativos da cerâmica artística contemporânea que se faz pelos cinco continentes; mostrar a diversidade formal e a renovação estética que se vem processando, bem como as capacidades dos novos materiais e técnicas postas ao serviço da arte.


Em Dezembro, Aveiro é palco da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro e de mais 9 exposições de cerâmica, em vários pontos do concelho de Aveiro.

Assim, através da união de dezenas de obras de cerâmica, a Câmara Municipal de Aveiro pretende tornar a cidade de Aveiro o centro da cerâmica Artística, tendo lançado o desafio às galerias e espaços de arte para exporem obras de cerâmica no próximo mês de Dezembro.

Lembramos que a Bienal Internacional de Cerâmica Artística, a exposição maior desta panóplia encontra-se patente até 30 de Dezembro (excepto dias 24 e 25), de Domingo a Sexta-feira, das 14.00 às 19.00 horas, e aos Sábados, das 15.00 às 22.00 horas, no Parque de Exposições de Aveiro.

Esta mostra reúne
102 obras de 83 artistas oriundos de diversos pontos do Mundo: Portugal, Alemanha, Brasil, Bulgária, Colômbia, Cuba, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hungria, Itália, Roménia, Sérvia, Singapura e Ucrânia.

De salientar que serão realizadas, pela primeira vez, visitas guiadas à exposição da Bienal por alunos finalistas do curso de Engenharia Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro, mediante marcação prévia para:

telefone 234 377 763 (Divisão de Acção Cultural)

Os dias das visitas são os seguintes: 12, 14, 18, 20 e 27 de Dezembro, das 15.00 às 17.00 horas; 15, 22 e 29 de Dezembro, das 16.00 às 18.00 horas.

Informamos que haverá autocarros disponíveis do
centro da cidade, sobretudo a partir dos hoteis, para o Parque de Exposições de Aveiro.

Também até 30 de Dezembro, com o mesmo horário e no mesmo local
da Bienal, poderá ser visitada a exposição Movimento, Dos Grupos Dez +/ Outro, composta por 54 trabalhos de cerâmica artística, arquitectura, anáglifo [3D], escultura, fotografia, gravura, multimédia, pintura e instalações, de artistas nacionais e internacionais – Alemanha, Argentina, Itália, Portugal, Venezuela e das várias regiões de Espanha – resultado do trabalho dos dois grupos em torno do mesmo tema – Movimento.

Heitor Figueiredo, artista convidado e vencedor da última edição da Bienal, apresenta a exposição Razões, igualmente no Parque de Exposições, e com o mesmo horário e data. “Razões” será composta por 38 obras e 15 pequenos quadros com fragmentos de cerâmica.

A Autarquia ainda apresenta na Galeria da Capitania (Av. Dr. Lourenço Peixinho – Aveiro – 234 377 763):

Un pont de mar - dos ceramistas Carlets, Josep Matés, Joaquim Pombal e Marisa Alves, teve início em 2006, na galeria do espaço centoecatorze, com o objectivo de se tornar itinerante em Portugal e Catalunha.

Un pont de mar resulta de uma ideia de ligação entre várias formas de entender a cerâmica contemporânea, resultando numa instalação poética e actual. Exposta até 30 de Dezembro, a mostra poderá ser visitada de Terça a Domingo, das 14.00 às 19.00 horas.


Galeria dos Paços do Concelho (Praça da República – Aveiro – 234 400 200) propõe:

Sio2 - Exposição individual de cerâmica de José Loura. Esta exposição é sobre um trabalho de experimentação que visa a fusão entre o significado dos elementos tradicionais e uma concepção criativa. Traduz-se num resultado de objectos singulares que fazem parte do quotidiano. Pode ser visitada até 30 de Dezembro, de Terça a Domingo, das 14.00 às 19.00 horas.


BOBOGI, Espaço de Arte
apresenta:

Exposição Colectiva de Cerâmica com obras de João Carqueijeiro, Sofia Beça, Cecília de Sousa, Karin Somers, Marina Pedro Olaio, Manuel Sousa Pereira e Álvaro Queirós. A mostra poderá ser visitada até 10 de Janeiro de 2008, de Segunda-feira a Sábado, das 10.00 às 13.00 horas e das 15.00 às 19.00 horas. Em simultâneo decorre a exposição de Natal de Joalharia contemporânea. Este espaço de arte situa-se na Rua Dr. Nascimento Leitão, 30 – Aveiro – telefone 234 382 470 / 913 072 328 (Marta Matias), geral@bobogi.com; www.bobogi.com.

A VERARTE Contemporânea (situada na Rua 31 de Janeiro, 19 – Aveiro, telefone 234 426 285 / 919 985 107 (Miguel Moreira); info@verarte.net; www.verarte.net) apresenta:

Colectiva de Natal – Cerâmica de Anabela Domingues e Sérgio Amaral e pintura e escultura de outros artistas – encontrando-se patente até 30 de Dezembro, aberta ao público todos os dias das 15.00 às 00.00 horas.


Cerâmica – Cumplicidade com o Fogo é a exposição colectiva dos sócios do Aveiro Arte, que se encontra patente na Galeria Morgados da Pedricosa (Circulo Experimental dos Artistas Plásticos – Aveiro Arte – Av. Santa Joana, 8 – Aveiro; 965 418 849 (Lúcia Seabra) – Seabra.lucia@gmail.com), podendo ser visitada até 7 de Janeiro, de Terça-feira a Domingo, das 14.00 às 19.30 horas.


O barrista / ceramista
José Augusto expõe:

Presépios na Galeria da Misericórdia “Rua Combatentes da Grande Guerra, 3 – Aveiro; 234 426 732), podendo ser visitada de 15 a 31 de Dezembro, todos os dias das 10.00 às 12.00 horas e das 14.00 às 18.00 horas.


O espaço
Enquadrar (Cais dos Mercanteis, 7 – Aveiro, 234 381 425 / 919 789 301 (João Luís Rocha)) – apresenta:

Tiles Tales, Cerâmica de João Raposo, até 15 de Dezembro, de Segunda a Sexta feira, das 09.30 às 12.30 horas e das 14.30 às 19.00 horas e Sábado, das 09.30 às 13.00 horas.



Palestra REPETIÇÃO, RITMO e DIFERENÇA

Repetição, ritmo e diferença
Pedro Fortuna (elemento do júri da Bienal)
15 de Dezembro 16.00 horas,
Auditório do Parque de Exposições de Aveiro.




exposição dos grupos - dezmais e outro com "movimento"


inauguração: 8 de dezembro
16h00::recepção dos convidados
16h15::espectáculo integrado no projecto "movimento"
17h15::entrega de prémios (concurso da bienal)
17h30::inauguração das exposições

O espectáculo de inauguração do “Movimento" – os cinco elementos” é de autoria e coordenação do Grupo DEZ+ em colaboração com os próprios artistas

Movimento

Exposição de cerâmica artística que reúne cerca de 50 trabalhos de artistas nacionais e internacionais – Alemanha, Argentina, Itália, Venezuela, Portugal e de todas as regiões de Espanha – que a convite dos Grupos
DEZ+OUTRO colocaram a sua imaginação ao sabor de um único tema – Movimento.

O projecto
Movimento, que os DEZ+OUTRO apresentam em Aveiro, tal como as anteriores mostras na Galiza, Maiorca e Santa Maria da Feira, tem na sua génese uma investigação plástica e conceptual sobre o tema do MOVIMENTO, entendendo-o tanto como mudança, como também recuperando o antigo sentido grego de mutação, transformação de qualquer forma ou conceito, intrínseca ou extrínseca à própria natureza do objecto da mudança.

Este colectivo de criadores exprime-se em diferentes áreas, como a
arquitectura, escultura, cerâmica, fotografia e anáglifo, gravura, multimédia, pintura, serigrafia e instalação. Os participantes consideram enriquecedor o facto de que coexistam diferentes dimensões expressivas, o que em si mesmo demonstra as diferentes perspectivas, personalidades e culturas que se podem encontrar no ser humano.

Entram também neste projecto,
poesia, arte circense, coreografias e música. Estas múltiplas possibilidades de expressão tornam mais fácil a compreensão da diferença e dos vários aspectos da vida.

A escolha do tema resultou de uma reflexão conjunta para que pudesse haver um processo criativo dentro da trajectória pessoal de cada participante, que estivesse de acordo com o carácter colectivo da exposição, dando coerência às distintas técnicas, estilos e perspectivas de cada artista. O conceito de Movimento é suficiente amplo para permitir diferentes interpretações e múltiplos sentidos, sem perder o seu objectivo comum, quer o interesse esteja no interior do ser humano, quer na sua envolvente física, social ou cultural, dado que este conceito permite uma grande liberdade de investigação e expressão.

O motor de todo este
MOVIMENTO é a arte em todas as suas dimensões e estilos, a arte contemporânea de diferentes culturas. O facto de que pessoas de lugares tão distintos de diferentes países possam participar em conjunto é extremamente enriquecedor, tanto para os próprios artistas como para o público destinatário desta apresentação.

Estas são coordenadas multiculturais para um projecto colectivo que têm como grande impulso a evolução dentro de um processo criativo, o respeito mútuo e o amor pela criação artística, heterogénea e autónoma, sem limites de conceitos, sem estatutos, pondo em sintonia diferentes áreas artísticas.




alguns dos participantes presentes na inauguração do "movimento" (grupo 10+, grupo outro e elementos do espectáculo)







+ fotos da exposição em:
http://picasaweb.google.pt/centoecatorze/MovimentoDos10OutroNaBienalDeAveiro2007

do movimento e dos grupos 10+outro existe mais informação neste blog em postagens anteriores.




"un pont de mar"










em simultâneo a exposição de cerâmica un pont de mar na Galeria da Capitania no centro de aveiro, dos ceramistas carlets, joaquim pombal, josep matés e marisa alves.
galeria da capitania - aveiro
inauguração: 7 de dezembro ás 21h30
patente até 30 de dezembro
abertura de terça a domingo das 14hoo ás 19h00
encerra 24 e 25 de dezenbro


+ fotos da exposição em :
http://picasaweb.google.pt/centoecatorze/UnPontDeMarGaleriaDaCapitaniaAveiro2007

ver informação de un pont de mar e dos seus autores em postagens anteriores deste blog.

1 comentário:

Helo disse...

Como adoradora da arte da cerâmica, deixo aqui meus parabéns pelo blog!