Formação em Contexto de Trabalho / Curso de Produção Artística – 9 Fevereiro a 30 de Abril de 2010
Projecto – Painel mural em baixo relevo (200x60cm)
Intervenientes/alunos: Ana Isabel Lapa, Ana Martins, João Gomez, Tadeu da Silva e Vasco Soares;
Professores: Eneida Claro, Ana Paula Gonçalves e João Paulo Pimentel
Tema desenvolvido: Narrativas visuais
Tendo como ponto de partida a exploração da obra plástica dos artistas José de Guimarães, Alexander Calder e Paul Klee e introduzindo uma música/canção de acordo com a definição do nosso conceito, realizámos uma composição onde explorámos o contraste de formas no campo visual e a relação figura/fundo de formas positivas e negativas.
Cada aluno projectou/criou uma secção do painel – 6 módulos/21x21cm –, modelando-o em baixo relevo, conferindo-lhe textura e podendo utilizar a técnica do brunhido/polimento. A adição de cor a este painel foi realizada através de engobes, de pastas coloridas e da impressão a fumo.
Após uma reunião por parte dos alunos, ficou decidido que os esboços e estudos se iriam basear numa junção entre o universo africano explorado por José de Guimarães e a linguagem plástica de Paul Klee com um “toque” de decoração tipicamente africana.
Com os estudos feitos, realizou-se o 1º encontro com os ceramistas/convidados. Este encontro foi bastante importante para a decisão final da composição: os artistas Marisa e Joaquim fizeram referência a outros aspectos relativamente ao processo de conformação e de animação do painel.
Com a realização de uma maqueta, tivemos a oportunidade de definir os vários planos e a articulação entre as diversas composições.
Seguidamente, demos início à execução das respectivas placas (36 placas de 21X21cm) com as diferentes espessuras, para procedermos à animação plástica de cada uma das composições.
No 2º momento de encontro entre alunos, professores e artistas, encontrando-se o painel já na sua fase final de execução, houve a oportunidade de se analisarem e efectuarem as últimas sugestões técnicas.
Foi interessante compartilhar diferentes saberes com os artistas e ouvir as suas críticas formais e técnicas, partilhando também outras ideias que nos poderão inspirar no futuro.
Este projecto de grupo foi muito importante para melhorar o nosso espírito de disponibilidade para aceitar diferentes opiniões e de confiança no outro!
Em breve apresentaremos fotos do processo de trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário